Nossos Cursos

Nossa Escola tem por objetivo atender da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.

EDUCAÇÃO INFANTIL

A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, completando a ação da família e da Comunidade. Pretende, também, despertar na criança a consciência da cidadania para que esta se torne sujeito crítico e participativo, buscando uma vivência fraterna proposta pela Educação Libertadora.

A CRIANÇA COMO INDIVÍDUO
Acreditamos que o caminho percorrido pela criança, desde que ingressa na escola até se transformar em adulto, é intensamente influenciado pelas condições familiares, emocionais, biológicas e intelectuais em que ela vive. Nesse sentido, o trabalho da Educação Infantil, leva em consideração toda a bagagem que a criança traz.
Nas atividades pedagógicas procura atender às diferenças individuais, indo ao encontro de cada criança, considerando e respeitando seu potencial emocional (Inteligência Emocional) e suas capacidades intelectuais (Múltiplas Inteligências). Desse modo, desenvolver propostas contextualizadas, usando como meio a Pedagogia de Projetos, viabiliza realizar atividades que permitam o envolvimento, a experimentação e observação, a articulação entre saberes e procedimentos, a criação de hipóteses para a solução de situações problemas e a reflexão a partir de questionamentos.
Partimos da realidade da criança para a formação de hábitos e atitudes, da vivência das regras sociais para o cultivo de uma convivência social harmoniosa, de modo que a criança, no seu desenvolvimento bio-psico-social e cognitivo, exercite a expressão de idéias e amplie o seu mundo mental, possibilitando canalizar e transformar a realidade, experimentando, gradualmente, a liberdade e participação, inserindo-se contínua e sistematicamente no mundo da leitura e da escrita.

METODOLOGIA
Utilizamos como norteadores do trabalho a filosofia de Paulo Freire, a teoria Piagetiana e os estudos de Emília Ferreiro, procurando fundamentar a práxis pedagógica num movimento permanente de ação e reflexão.

OBJETIVOS
• Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, nas suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com sua própria saúde e bem estar;
• Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e integração social;
• Observar e explorar o ambiente com atitudes de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
• Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos-de-vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
• Implementar o lúdico, o jogo e o brincar para o desenvolvimento integral da criança;
• Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais a sua capacidade expressiva;
• Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.

ENSINO FUNDAMENTAL I

O Ensino Fundamental tem como proposta uma educação que contemple o desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo, social, ético e estético, tendo em vista uma formação ampla. Faz parte dessa etapa a construção de valores e atitudes que norteiam as relações interpessoais e intermedeiam o contato do aluno com o objeto de conhecimento.

Esse processo valoriza o aprender contínuo e a troca constante entre aluno-aluno e aluno-professor. Portanto é imprescindível uma postura de trabalho que considera a cooperação, o respeito mútuo, a tomada de consciência, a persistência, o empenho e a prontidão para superar desafios. É necessário ressaltar a importância da incorporação dos temas transversais (Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Orientação Sexual e Trabalho e Consumo) nas áreas existentes e no trabalho educativo.

Projeto Esportivo
• Handebol
• Futsal
• Voleibol
• Natação

Segundo o Art. 32 da LDB nº. 9394/96. O ensino fundamental terá por objetivo a formação básica do cidadão mediante:
• o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
• a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
• o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
• o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

Os PCN indicam como objetivos do ensino fundamental que os alunos sejam capazes de:
• Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
• Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais;
• Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do ambiente.

ENSINO FUNDAMENTAL II

O Ensino Fundamental tem como proposta uma educação que contemple o desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo, social, ético e estético, tendo em vista uma formação ampla. Faz parte dessa etapa a construção de valores e atitudes que norteiam as relações interpessoais e intermedeiam o contato do aluno com o objeto de conhecimento.

Esse processo valoriza o aprender contínuo e a troca constante entre aluno-aluno e aluno-professor. Portanto é imprescindível uma postura de trabalho que considera a cooperação, o respeito mútuo, a tomada de consciência, a persistência, o empenho e a prontidão para superar desafios. É necessário ressaltar a importância da incorporação dos temas transversais (Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Orientação Sexual e Trabalho e Consumo) nas áreas existentes e no trabalho educativo.

Projeto Esportivo
• Handebol
• Futsal
• Voleibol
• Natação

Segundo o Art. 32 da LDB nº. 9394/96. O ensino fundamental terá por objetivo a formação básica do cidadão mediante:
• o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
• a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
• o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
• o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

Os PCN indicam como objetivos do ensino fundamental que os alunos sejam capazes de:
• Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
• Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais;
• Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do ambiente.

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